Os efeitos da secagem do Lago Urmia

Lago Úrmia É um dos maiores lagos salinos do mundo e o maior lago interior da Ásia.

O belo lago de Urmia cria faces diferentes para os visitantes devido às mudanças de temperatura em cada estação do ano.

Do inverno frio coberto de gelo e neve à primavera irrigada com plantas preciosas e campos verdes, este lago sempre soube servir bem as pessoas e o ambiente da sua região.

Clique aqui para comprar um quebra-filtro de alta velocidade

Lago Urmia e sua história

Este lago com uma área de cerca de 5.500 quilômetros quadrados tem uma longa história e é conhecido como uma das mais belas e importantes obras naturais do Irã. Devido ao seu ambiente salgado e rico em sais, a escassez e o alto custo da água do lago a tornaram um dos importantes recursos minerais.

Este lago é considerado uma das janelas importantes para o estudo da biologia no Irã devido à presença de habitats únicos para diversos organismos.

O Lago Urmia é um dos maiores lagos salinos do mundo e um importante património natural no Irão. Infelizmente, o lago secou significativamente ao longo do tempo, o que também teve um impacto no ambiente, na biodiversidade e no clima do Irão.

Neste artigo, examinamos as causas e consequências da seca do mar de Che Urmia e os seus efeitos no clima do Irão.

Qual é a razão do ressecamento do Lago Urmia?

Segundo pesquisas científicas, o ressecamento do lago é resultado de uma combinação de fatores naturais e humanos. Dado que este lago é um ecossistema sensível, devem ser feitos esforços urgentes para manter e melhorar o seu estado.

Medidas como a optimização do consumo de água, a utilização de novas tecnologias na irrigação, medidas adequadas para proteger os recursos hídricos e manter o equilíbrio entre os factores naturais e humanos podem ser eficazes na prevenção de uma maior secagem do lago.

Outros motivos incluem:

Retirada indiscriminada de recursos

Convertendo a terra ao redor do lago para uso agrícola

Atividades relacionadas à extração mineral

Falta de gestão científica dos recursos hídricos do país

O volume de água do Lago Urmia antes e depois da revolução

Antes da revolução, o volume de água do lago era significativamente maior do que é agora.

Naquela época, havia cerca de 30 bilhões de metros cúbicos de água neste lago.

Este volume de água foi considerado a principal fonte de vida e sustento de muitas pessoas na região de Urmia e na província do Azarbaijão Ocidental.

Após a revolução, devido a vários fatores incluindo mudanças climáticas, intervenções frequentes no ecossistema, diminuição das chuvas e consumo desequilibrado de água, o seu volume diminuiu muito.

Atualmente, o volume de água do lago atingiu menos de um bilhão e 360 milhões de metros cúbicos.

Isto significa que cerca de 80% do belo Lago Urmia secou e agora restam apenas 170 quilómetros quadrados e apenas 4% da superfície da água do lago, o que significa a morte definitiva do sexto lago de água salgada do mundo.

Uma diminuição significativa no volume de água levou a sérios problemas ambientais, económicos e sociais na região.

Quanto lítio existe no Lago Urmia?

O lítio é um dos elementos químicos de grande importância na indústria de baterias e tecnologias avançadas.

O Lago Urmia é uma das principais fontes de lítio do mundo. Neste lago são obtidas ricas jazidas deste metal.

Como um dos maiores produtores de baterias e tecnologias avançadas, a China está de olho nos recursos mundiais de lítio.

Devido ao crescimento das necessidades industriais e automotivas na China, a demanda do país por lítio está aumentando.

Isto levou os chineses a procurar fontes de lítio em todo o mundo, incluindo o Lago Urmia.

Alguns relatórios afirmam que os chineses estão planejando obter os recursos de lítio deste lago.

Desde outubro de 2020, uma empresa chinesa realiza atividades de extração e processamento de lítio neste lago em cooperação com parceiros iranianos como um projeto conjunto.

Embora tenha sido dito que o principal objetivo desta empresa é a exploração legal e sustentável dos recursos de lítio nesta região. No entanto, considerando os registos dos chineses na prospecção e aproveitamento dos recursos do Irão, onde os seus próprios interesses pessoais foram priorizados em detrimento de uma cooperação saudável, há espaço para dúvidas.

A secagem desta área é um desafio importante para o clima e o ambiente do Irão. Neste artigo examinamos as causas, consequências e soluções para lidar com este problema. As consequências da secagem deste lago terão um grave impacto no clima da região, na saúde dos residentes e directamente na vida da população do noroeste do Irão.

Mas talvez ainda seja possível ajudar a preservar estes valiosos recursos naturais e a biodiversidade a eles associada e prevenir um desastre ambiental através da gestão adequada e da melhoria das condições do lago. Desde que não se perca mais tempo.

O melhor site Compras on-line + entrega instantânea VPN »»